por Dani Duarte

10 de julho de 2007

A diferença entre amor e paixão



Uma grande amiga tinha vivido, durante 3 anos, um relacionamento muito turbulento cheio de ciúmes, términos e voltas súbitas. Onde o sofrimento era maior do que a felicidade. Onde o ciúme imperava. Onde a insegurança era maior do que a certeza. E como não podia ser diferente, a história chegou ao fim. No auge do seu sofrimento ela me disse que a vida sem ele não tinha mais graça e que nunca mais iria amar outra pessoa. Foi aí que eu perguntei se o que ela sentia por ele era amor de verdade ou uma daquelas paixões avassaladoras que nos deixa sem rumo, sem chão, sem visão, sem identidade e que nos faz passar a gostar mais do outro do que de nós mesmos. Ela me respondeu, com toda certeza do mundo, que era amor verdadeiro. Aquela resposta não me surpreendeu em nada pois quem nunca teve um relacionamento como este tão arrebatador? Quem nunca cometeu uma loucura por alguém por achar que aquela era a pessoa da sua vida? Quem nunca abriu mão do que mais gostava pra viver o que o outro mais gostava? Quem nunca achou que se ele ou ela te deixasse a vida não valeria mais a pena? Muitas pessoas costumam acreditar que este tipo de sentimento é amor. Mas definitivamente não é. E digo com conhecimento de causa. Existe uma grande diferença entre paixão e amor. Paixão é euforia, amor é calmaria. Paixão é rápida, amor é duradouro. Paixão é súbita, amor é progressivo. Paixão é agressiva, amor é delicado. Paixão é vendaval, amor é brisa. Paixão destrói, amor constrói. Paixão vinga, amor perdoa. Paixão é doença, amor é saúde. Paixão é dor, amor é alívio. Paixão é dúvida, amor é certeza. Paixão é loucura, amor é cura. O amor faz a gente querer ser mais, querer aprender mais para poder trocar com quem amamos novas lições de vida. O amor ajuda a superar dificuldades enquanto que a paixão cria obstáculos. A paixão é totalmente egocêntrica, passional, escandalosa. O amor é cuidadoso, atencioso e cúmplice. Ele nos faz acreditar que a felicidade não está nas mão de outra pessoa e sim nas nossas mãos. Que só podemos ser felizes com alguém se conseguirmos ser felizes sozinhos. O amor é aceitar que o outro tem defeitos, que somos diferentes mas que podemos conviver com estas diferenças pois o que atrai duas pessoas é exatamente o que um tem e o outro não. Há quem acredite que é necessário viver cegamente uma paixão já que as pessoas hoje em dia não se permitem mais sofrer. Mas quem disse que quem ama não sofre, não chora, não erra, não senti ciúmes e não se decepciona as vezes. Apesar da paixão ter mais contras do que prós em relação ao amor ainda acho que não há vida sem um pouco de paixão. Portanto o melhor seria viver a vida apaixonadamente para que possamos ter um amor de verdade!!!

9 comentários:

Anônimo disse...

adorei o texto, é muito lindo ^^

Unknown disse...

Concordo plenamente com essa diferença... amei o texto, simplesmente lindo!!!

Patrícia disse...

:) Muito giro o texto!
Concordo plenamente contigo!
Existe realmente diferenças entre paixão e amor, que no entanto muitas vezes nem se dá conta, vivendo-se sempre numa paixao..que se pensa ser amor!

Beijinhoo

Anônimo disse...

texto mais que intrigante nos faz ver o quanto nos enganamos no nosso dia-a-dia e o quanto sofremos sem explicações; eu te parabeniso Dani Duarte pela forma culta e simples que escreve para que nos adolescentes entendamos de maneira rapida e fácil o que é estar apx ou amando de verdade.



Amandah*

Anônimo disse...

Bem no meu caso nao acho que seja bem assim...
Eu apaixonei-me por um rapaz ele era a paixao da minha vida, ele magoou-me muito e foram-se passando os anos. Eu tive o meu primeiro amor que nao foi ele. No entanto nao confiava no rapaz a 100% e varias x estava com ele a pensar no outro. (o que nao era normal visto que a minha paixao era o meu melhor amigo)
Os anos foram passando a amor acabou, e a paixao continoou... acabamos eu e o meu namorado e anos depois o meu melhor amigo comexou a gostar de mim, ele agora diz que me ama e eu sei que sim, mas eu sinto paixao por ele, e ao mesmo tempo amor logo paixao e amor podem estar juntas e uma ligar ‘a outra ...
Depois de 9 anos apaixonada pelo mesmo rapaz a sentir paixao por ele, a fazer tudo por ele, ao mesmo tempo quere-lo sabendo que ele tem outras mas no fim do dia ‘e comigo que ele falava, queria estar e brincava...
Nao, pela minha experiencia eu sei que amor e paixao juntos sao sentimentos mt fortes....

Anônimo disse...

é realmente uma grande duvida. Mas acho q meu namoro é baseado em paixao pois varios fragmentos da paixao contem nele. :(

Cláudia. disse...

E quando se ama uma pessoa e se está a apaixonar-se por outra em simultâneo? Isto sem deixar de amar a outra? Sacrifica-se a sua paixão egoísta para que o amor prevaleça e não sofra, já que a paixão é efémera.

Anônimo disse...

Ahhh error, sorry. Tá aí uma coisa mal. Primeiro dizes:"faz passar a gostar mais do outro do que de nós mesmos" e dps "é totalmente egocentrica"; referes-te nos dois à paixão. Uma é contrária da outra.

Anônimo disse...

Concordo plenament cm o seu text,sou casada a muitos anos,senti afase tda do amor cm meu marido,por algum temp me apaixonei cm meu amante,e vivemos uma loukura,era briga,insiguranc,ciumes,separacoes constantes mas tdo na parte dele.ele tambm e casada,mas agente na hra k xtams juntos e como se o mundo xtivesse parado,tdo de bom,ki um tempo pa ca ele me evita por eu ser de dono,e sofro bastant e sinto falta dele,e se agente fika perto um do outro nos descontrolamos.oki faxo?